segunda-feira, outubro 16, 2006


Cenper inaugura sede e comemora 87 anos de Padre Ernesto

A sede própria do Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (Cenper), na rua Marechal Deodoro, foi inaugurada na manhã deste domingo, 15 de outubro. A solenidade também comemorou o aniversário de 87 anos do fundador da cidade Dom Bosco, padre salesiano Ernesto Sassida.

Assistiram à cerimônia, ao lado do religioso, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira; o juiz de Direito, Roberto Ferreira Filho; o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Alberto Edmundo Fleck; padre Osvaldo Scotti e o presidente do Cenper, Carlos Alberto Machado. Também prestigiaram o evento, secretários municipais; ex-alunos; professores; colaboradores das obras assistenciais desenvolvidas pelo religioso e o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Alírio Villasanti.

A inauguração da sede contou com apresentações culturais dos alunos da pré-escola e da fanfarra da escola Cidade Dom Bosco e Caic, que leva o nome do padre. Estudantes do Ensino Médio cantaram o hino da Cidade Dom Bosco e saudaram o aniversário do padre com o tradicional “Parabéns a você”. Foram acompanhados por um coral formado pela platéia que assistia à inauguração.

Primeiro presidente do Cenper, o prefeito Ruiter Cunha, afirmou ao Corumbá On Line se sentir “gratificado” com a entrega da sede própria da entidade. Segundo ele, “era desejo” que vinha desde a fundação do Centro, há 5 anos.

“Fundamos o Cenper para dar continuidade às ações sociais iniciadas por ele. Era necessário que tivesse uma sede própria para que o trabalho tivesse mais consistência e pudesse caminhar, definitivamente para a construção de políticas sociais, voltadas para crianças e adolescentes. O local vai sempre memorizar o compromisso, porque abraça onde tudo começou, o embrião, que foi o barracão”.

O chefe do Executivo adiantou que a Prefeitura “tem o compromisso” de buscar parceiros para mobiliar e equipar o local.

Marco histórico

Emocionado, padre Ernesto agradeceu todas as pessoas que estavam no local e comentou que com “muito amor e sacrifício” o “barracão” – que deu início a tudo 45 anos atrás – se transformou num “marco para a promoção humana em Corumbá”. Ele ainda exaltou que a chuva que caía durante a inauguração era um sinal de aprovação divina.

“É um acontecimento marcante e possivelmente histórico para Corumbá, a inauguração deste local para discutir a inclusão social”, declarou. O religioso observou que o Cenper é uma “continuidade da Cidade Dom Bosco”. No dia em que completava aniversário, o salesiano lembrou que ele estava completando 60 anos de sacerdócio e que naquele momento sentia a falta dos pais.

“Meus pais hoje são os grandes ausentes. Foi uma doação de meus pais a Deus, uma separação dramática quando aos 15 anos fui entregue para Deus. E hoje sou mero instrumento de Deus”, finalizou.

A sede do Cenper tem 360 metros quadrados de área construída e foi construída ao lado do barracão onde padre Ernesto começou o trabalho social na cidade. A obra durou dois anos e foram empregados cerca de R$ 350 mil para sua execução

Nenhum comentário:

google

Google