sábado, maio 03, 2008


Ruiter pede apoio do presidente Lula ao acordo transfronteiriço - 03/05/08
Durante a celebração do acordo entre os municípios pantaneiros situados na fronteira Brasil-Bolívia, ontem (2), o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, assinou uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde manifesta o espírito da integralização que envolve a região e reitera o apoio do governo brasileiro para sua efetivação.
No documento, entregue ao Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, o prefeito ressalta que a união simbolizada na carta dos municípios pantaneiros “reforça o compromisso da política externa brasileira” e dará suporte para futuros acordos, tratados e outros atos junto ao governo central.
“Na mesma proporção das diferenças e desafios que estão por vir – diz Ruiter -, grande é o sonho de desenvolvimento integrado dos povos de nossa região e, para sua efetivação, urge o enfrentamento das questões comuns que circundam a realidade das cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez e do nosso município”.
A carta ao presidente da República ressalta que, não obstante o marco geográfico da fronteira que divide estas cidades, “as relações entre elas, historicamente, ultrapassam os seus limites e, por muitas razões, mostram-se bastante intensas, principalmente pela proximidade em que se encontram, pelo comércio, importação/exportação, navegação (Bacia do Rio Paraguai), turismo (Pantanal), gasoduto etc”.
Apoio governamental
Ruiter relata a Lula a importância do Festival América do Sul, que abre espaço para expressão cultural e históricos dos povos latinos, e cita que a união das cidades pantaneiras possibilita identificar a realidade das dificuldades que emperram a engrenagem do desenvolvimento na fronteira. E, por esta razão, se tornam importantes interlocutores com o governo central das demandas de caráter transnacional.
“Assim – completa o prefeito corumbaense -, como fazem as cidades bolivianas supramencionadas junto às autoridades de governo de seu país, as quais já demonstraram total apoio à consecução desses objetivos, leva-se ao conhecimento de Vossa Excelência os esforços empreendidos, certos de que o governo brasileiro em muito poderá contribuir a integração e desenvolvimento dos municípios pantaneiros da fronteira Brasil-Bolívia”.

terça-feira, abril 29, 2008


Prefeitura apresenta projeto das casas do PAC para comunidade - 29/04/08
A Prefeitura de Corumbá apresentou o projeto de construção de 320 casas para famílias em situação de vulnerabilidade social já cadastradas pelas equipes técnicas do Governo Federal. As unidades habitacionais serão construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A apresentação aconteceu na escola Almirante Tamandaré, e reuniu moradores das regiões do Cravo Vermelho III; Loteamento Pantanal; da Alfândega e de algumas áreas de risco da cidade.
O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou da reunião com os moradores. Acompanharam o prefeito, o secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e o secretário executivo Infra-Estrutura, Ricardo Ametlla.
Ruiter disse para as famílias cadastradas, que participaram do encontro, que as casas terão “qualidade muito boa”, as melhores do Brasil, destacou ao enfatizar que o local terá toda a infra-estrutura necessária.
“Esse programa é para ajudar as pessoas que querem um lugar digno para viver”, declarou. O chefe do Executivo corumbaense destacou ainda que a Prefeitura tem a preocupação de “melhorar a qualidade de vida das pessoas” e trabalha visando retirar as pessoas das “condições subumanas” a qual muitas estão submetidas.
Orientação sócio-educativa
Além do projeto das casas, a equipe de assistência social do PAC explicou como será o trabalho técnico que vai garantir a inserção, em uma nova realidade social, das famílias que serão beneficiadas com as moradias.
O projeto para a construção de 800 unidades habitacionais com recursos do PAC conta com um amplo trabalho de apoio social, que nesta etapa de ação será desenvolvida com as famílias que receberão as primeiras 320 casas construídas.
Bruna Maria Morais Cola, coordenadora da equipe técnica-social dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, disse aos participantes da reunião que serão promovidos cursos profissionalizantes e de alfabetização; palestras educativas e até atividades para inserção pessoal no mercado de trabalho.
Ela explicou que o trabalho junto às famílias visa orientá-las sobre a vivência em um meio social, diferente daquele ao qual estão acostumadas, mudando a realidade delas. A atuação dessa equipe vai durar 45 meses.
O secretário Cássio Augusto da Costa Marques, que esclareceu detalhes do projeto arquitetônico das unidades habitacionais, informou que as casas terão 43 metros quadrados de área construída, contendo dois quartos; sala; cozinha; banheiro e serão entregues com forro e piso. O espaço onde o conjunto habitacional será implantado ainda contará com calçada; pavimentação asfáltica; saneamento básico; centro de lazer; creche; pré-escola; posto de saúde da família e centro de referência da assistência social.
A Prefeitura já investe R$ 28,5 milhões, em recursos do PAC na construção de 800 unidades habitacionais dentro do projeto Casa Nova entre os bairros Nova Corumbá e Guató, na parte alta da cidade, no prazo de três anos.

A Prefeitura de Corumbá divulgou nesta segunda-feira, o resultado final do Concurso Público destinado ao preenchimento de 138 cargos na Secretaria de Ações Sociais (Secretaria Executiva de Saúde Pública). A prova escrita foi realizada no final de fevereiro, com cerca de mil candidatos. Já a prova de títulos aconteceu em março.

O concurso disponibilizou vagas nas áreas de Profissionais de Serviço de Saúde - assistência social, farmacêutico-bioquímico e odontólogo especialista para tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais; Profissionais de Medicina - clínico geral, cardiologista, cirurgião, edocrinologista, geriatra, infectologista, medicina do trabalho, neurologista, neuropediatra, oftalmologista, oncologista, ortopedista, oncologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra, radiologista, urologista e reumatologista.

No setor de Profissionais de Serviços de Saúde 2, as vagas são para enfermeiro e enfermeiro epidemiologista. Para Profissionais de Serviços de Saúde 3, as vagas são para auditores de serviço de saúde para médico e enfermeiro.

Já na área de Técnico de Saúde Pública I, as vagas são para auxiliares de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. Para Técnico de Saúde Pública II as vagas são para técnicos de enfermagem, laboratório, radiologia e higiene dental.

Já para Agentes de Atividades de Saúde I, as vagas são para agentes comunitários de saúde nas Unidades Básicas de Saúde Gastão de Oliveira, Mato Grande (Urucum, Mato Grande, Maria Coelho e São Gabriel), Forte Coimbra, Kadwéus, Nova Corumbá, Fernando Moutinho, Popular Velha, São Bartolomeu, Ênio Cunha, Taquaral (Taquaral e Tamarineiro I), Beira Rio, Ladeira, Luiz Fragelli e Breno de Medeiros.

O concurso abriu vagas também para a área de Agentes de Atividades de Saúde III, na área de Agente de Vigilância em Saúde.

google

Google