terça-feira, abril 29, 2008


Prefeitura apresenta projeto das casas do PAC para comunidade - 29/04/08
A Prefeitura de Corumbá apresentou o projeto de construção de 320 casas para famílias em situação de vulnerabilidade social já cadastradas pelas equipes técnicas do Governo Federal. As unidades habitacionais serão construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A apresentação aconteceu na escola Almirante Tamandaré, e reuniu moradores das regiões do Cravo Vermelho III; Loteamento Pantanal; da Alfândega e de algumas áreas de risco da cidade.
O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou da reunião com os moradores. Acompanharam o prefeito, o secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e o secretário executivo Infra-Estrutura, Ricardo Ametlla.
Ruiter disse para as famílias cadastradas, que participaram do encontro, que as casas terão “qualidade muito boa”, as melhores do Brasil, destacou ao enfatizar que o local terá toda a infra-estrutura necessária.
“Esse programa é para ajudar as pessoas que querem um lugar digno para viver”, declarou. O chefe do Executivo corumbaense destacou ainda que a Prefeitura tem a preocupação de “melhorar a qualidade de vida das pessoas” e trabalha visando retirar as pessoas das “condições subumanas” a qual muitas estão submetidas.
Orientação sócio-educativa
Além do projeto das casas, a equipe de assistência social do PAC explicou como será o trabalho técnico que vai garantir a inserção, em uma nova realidade social, das famílias que serão beneficiadas com as moradias.
O projeto para a construção de 800 unidades habitacionais com recursos do PAC conta com um amplo trabalho de apoio social, que nesta etapa de ação será desenvolvida com as famílias que receberão as primeiras 320 casas construídas.
Bruna Maria Morais Cola, coordenadora da equipe técnica-social dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, disse aos participantes da reunião que serão promovidos cursos profissionalizantes e de alfabetização; palestras educativas e até atividades para inserção pessoal no mercado de trabalho.
Ela explicou que o trabalho junto às famílias visa orientá-las sobre a vivência em um meio social, diferente daquele ao qual estão acostumadas, mudando a realidade delas. A atuação dessa equipe vai durar 45 meses.
O secretário Cássio Augusto da Costa Marques, que esclareceu detalhes do projeto arquitetônico das unidades habitacionais, informou que as casas terão 43 metros quadrados de área construída, contendo dois quartos; sala; cozinha; banheiro e serão entregues com forro e piso. O espaço onde o conjunto habitacional será implantado ainda contará com calçada; pavimentação asfáltica; saneamento básico; centro de lazer; creche; pré-escola; posto de saúde da família e centro de referência da assistência social.
A Prefeitura já investe R$ 28,5 milhões, em recursos do PAC na construção de 800 unidades habitacionais dentro do projeto Casa Nova entre os bairros Nova Corumbá e Guató, na parte alta da cidade, no prazo de três anos.

Nenhum comentário:

google

Google